31 de mai. de 2019

Manifestação contra a reforma da previdência e os cortes na educação reúne cerca de 250 mil pessoas em Belo Horizonte


As ruas de todo o país foram tomadas, nessa quinta-feira (30), por centenas de manifestantes que protestaram contra a reforma da Previdência e a redução de investimentos na educação anunciado pelo Governo Federal. Em Belo Horizonte, cerca de 250 mil pessoas participaram do ato que teve início na praça Afonso Arinos, no centro da cidade, e terminou na praça da Estação.

A presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB-MG), Valéria Morato, afirmou que o movimento superou as expectativas e demonstrou que a sociedade não aceita retrocessos.

“Em 15 dias, lotamos as ruas e praças do país duas vezes. Agora vamos concentrar nossos esforços para ampliar o chamado para a greve geral, em 14 de junho. Temos certeza de que haverá uma adesão em massa dos trabalhadores, vamos parar o Brasil novamente”, destacou a presidenta da CTB-MG, Valéria Morato.

Restante do país

Grandes manifestações também aconteceram em outras capitais do país. No Rio de Janeiro, cerca de 100 mil pessoas participaram dos protestos. São Paulo reuniu quase 250 mil pessoas. Na capital pernambucana, Recife, foram 100 mil pessoas nas ruas. Belém (PA) somou 40 mil pessoas. São Luís (MA) levou 30 mil  às ruas e Macapá, no norte do país, levou 20 mil.

No Nordeste, aconteceram atos em muitas cidades. No estado da Bahia,  as cidades de Vitória da Conquista, Serrinha, Feira de Santana, Ilhéus, Nazaré, Planalto, Guanambi e Juazeiro registraram manifestações. Em Pernambuco, Vitória de Santo Antão, Araripina, Caruaru, Garanhuns, São José do Egito, Flores e Pejeú foram alguns dos municípios que tiveram suas ruas tomadas por manifestantes. Sergipe, Paraíba, Ceará Alagoas e Rio Grande do Norte também registraram atos em diversas cidades do interior

Atos Internacionais
A defesa da educação de qualidade extrapolou as fronteiras. Atos aconteceram também na Espanha, Inglaterra, Portugal, Holanda, Suíça, Irlanda e Estados Unidos.
Fonte: CTB-MG com informações da União Nacional dos Estudantes (UNE)
Fotos: Anderson Pereira





Nenhum comentário:

Postar um comentário