27 de jun. de 2019

Trabalhadores da BHTrans e Prodabel entram com ação de dissídio coletivo contra a PBH


O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), tem o maior salário entre todos os prefeitos de capitais do Brasil. O chefe da prefeitura ganha, por mês, R$ 31 mil. Por outro lado, os trabalhadores da BHTrans e Prodabel, que estão em greve desde os dias 14 e 24 deste mês, respectivamente, tiveram que apelar para a justiça contra a PBH que, por sua vez, ameaça acabar o plano de saúde dos trabalhadores e vários direitos já consolidados na Convenção Coletiva.

“A Prefeitura de Belo Horizonte quer reduzir direitos dos servidores municipais que já estão garantidos há mais de 25 anos. Por isso, não tivemos outra alternativa a não ser a Greve. Na última semana, entramos com uma ação de dissídio coletivo contra a PBH que se recusa a negociar com os trabalhadores”, explica a delegada  do Sintappi-MG (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assessoramento, Pesquisas, Perícias, Informações e Congêneres de Minas Gerais, Renata Moreira Ferreira.

O objetivo dos trabalhadores é manter os direitos já conquistados e também o INPC sobre as cláusulas econômicas.

Entre as maldades do prefeito de BH, Alexandre Kalil (PHS), estão:

- Reduzir o adicional noturno dos trabalhadores de 50% para 20%.

- Reduzir o número de ticket refeição dos trabalhadores de 26 para 22.

- Acabar com o modelo atual do plano de saúde dos servidores (auto-gestão) e entregar a sua administração para uma operadora de saúde particular.

“O nosso plano de saúde é um dos itens mais bem avaliados pelos trabalhadores. A intenção do prefeito é implementar uma lógica de mercado e, com isso, prejudicar mais de 2 mil pessoas”, lembra a delegada do Sintappi, Renata Moreira, ao acrescentar que essa postura da prefeitura prejudica, além dos servidores públicos, toda a cidade que depende dos serviços prestados pela BHTrans, Prodabel e Urbel.


                                                    Foto: Trabalhadores da PBH


Nenhum comentário:

Postar um comentário