21 de jan. de 2010

Agora é oficial: centrais sindicais vão realizar nova Conclat, Conferência Nacional da Classe Trabalhadora

Redação: Verônica Pimenta
Jornalista/CTB Minas

Já está convocada para o dia 1º de junho de 2010 a nova Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, Conclat. A decisão foi tomada em reunião, realizada hoje, 21 de janeiro, no estado de São Paulo.





O cenário reafirmado pela 2ª Conclat é unidade sindical. Os trabalhadores e trabalhadoras vão debater, e apresentar em documento, as estratégias para se construir condições políticas de desenvolvimento e soberania do País, com valorização do trabalho humano.

Nova Conclat é decisão histórica

A 1ª Conclat foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto de 1981, na Praia Grande, estado de São Paulo. Foi a primeira reunião intersindical realizada após o golpe militar.


Naquele contexto, a política trabalhista era de redução de direitos, além de uma forte intervenção nos sindicatos. Apesar disso, prevaleceram as divergências sindicais.




“A nova Conclat tem tudo para ser diferente” avaliou José Antônio de Lacerda, o Jota, vice-presidente da CTB Minas. Ele explicou que as Centrais têm agora reivindicações concretas, como a redução da jornada de trabalho, mais conquistas na política de valorização do aposentado e o fim do fator previdenciário.


Já o Secretário de Comunicação e Imprensa da CTB Minas, Gelson Alves, avalia que a primeira Conclat do XXI representa o amadurecimento dos trabalhadores e trabalhadoras. “Há várias centrais sindicais no Pais. Isso mostra que na diversidade surge o novo”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário