4 de mai. de 2012

Festas em Uberaba e Governador Valadares reúnem milhares de trabalhadores para comemorar o 1º de Maio

O movimento sindical uberabense realizou, no dia 29 de abril, o maior ato público unificado em homenagem ao Dia do Trabalhador da história da cidade, que contou com a presença de mais de três mil pessoas. A iniciativa dos sindicatos filiados à CTB em Uberaba reuniu o Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas), Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Estado de Minas Gerais (SAAE-MG), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), Sindicato dos Educadores do Município de Uberaba (Sindemu), Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos de Uberaba (Sindae), Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uberaba (STR), Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberaba, Sindicato dos Vigilantes de Uberaba e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Uberaba (STICMU).
Os pronunciamentos e intervenções reforçaram as bandeiras de lutas da classe trabalhadora, como desenvolvimento com redução dos juros, melhorias salariais e geração de empregos. Em todos os discursos, os sindicalistas também ressaltaram a necessidade de se valorizar o trabalho e respeitar as entidades sindicais.
O presidente do STICMU, José Lacerda Sobrinho, destacou a importância da unidade dos sindicatos em Uberaba e da participação nas eleições municipais. “Vamos fortalecer a ação dos trabalhadores e trabalhadoras por meio do fortalecimento de nossas entidades sindicais. Também devemos participar ativamente da construção dos projetos de candidatos e candidatas à Prefeitura de Uberaba em 2012. Não podemos mais aceitar que o conjunto de trabalhadores, que compõe a massa eleitoral, continue sendo mero coadjuvante neste processo. Devemos ser atores, com participação nas decisões do Município, Estado e do País”.
Já o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberaba, Lutério Antonio Alves, disse que os trabalhadores e trabalhadoras não podem ficar omissos nas eleições. “A omissão e a não participação no processo eleitoral são os principais responsáveis pela atual situação de corrupção, clientelismo, coronelismo, desvios de dinheiro e tudo quanto é falcatrua e maracutaia que se encontra na política”, alertou.
O diretor do Sinpro Minas José Carlos Padilha Arêas, que esteve em Uberaba especialmente para participar do ato, parabenizou os sindicatos pelo exemplo de unidade e conclamou a todos para expressarem essa união em torno de um projeto para atrair indústrias e investimentos para Uberaba, que possibilitem mais oportunidades aos trabalhadores e trabalhadoras da cidade.
Durante a festa, foi realizado um concurso artístico e cultural e sorteio de prêmios, como uma moto de 125 cilindradas, bicicletas, churrasqueiras, kits de ferramentas e tocadores de DVD.
Em julho, o movimento sindical uberabense promoverá o 1º Encontro da Classe Trabalhadora de Uberaba (Enclat-U). O objetivo é reforçar a unidade das entidades sindicais e aprovar a pauta e a carta compromisso da classe trabalhadora para os candidatos a prefeito ou prefeita do Município.


Governador Valadares



Em Governador Valadares o Dia do Trabalhador também foi comemorado com uma grande festa no dia 1º de maio, na Praça dos Pioneiros, no centro da cidade. Quatorze sindicatos participaram do evento, entre eles o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (Saae-MG) e o Sindicato dos Servidores Públicos (Sinsem-GV) e o Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas).
Além de comemorar o Dia do Trabalhador, o evento serviu para conscientizar os trabalhadores sobre a importância da luta permanente pelos seus direitos diante as investidas do capital e da necessidade da união de classe para o embate.


Cerca de 5 mil trabalhadores de diversas categorias e seus familiares aproveitaram as  diversas atrações, como shows de bandas regionais e rua de lazer, e sorteio de brindes. 
Segundo o diretor do Saae-MG Deyller Moura, o evento teve o objetivo de fortalecer as categorias trabalhadoras da região e intensificar a luta por políticas públicas que melhorem as condições de trabalho para todos os trabalhadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário