5 de jun. de 2013

Convenção mineira de solidariedade a Cuba será dias 7 e 8 de junho em Belo Horizonte

A Associação Cultural José Martí em Minas Gerais realizará nos dias 7 e 8 de junho, em Belo Horizonte, a VI Convenção Mineira de Solidariedade a Cuba, preparatória à XXI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba, que ocorrerá entre os dias 13 e 15, em Foz do Iguaçu (PR).
A Convenção mineira, além de prestar solidariedade a Cuba, é uma ótima oportunidade para se debater a integração da América Latina e a conquista de uma sociedade mais justa e mais soberana, avalia o presidente da Associação Cultural José Martí em Minas, Nelson Dantas.
“Na América Latina temos uma pequena ilha que, ao longo do tempo, tem enfrentado o poderio dos EUA e seus aliados na busca de construir uma sociedade socialista. Nessa região, qualquer projeto de emancipação toma um caráter de traição à nossa eterna condição de colônia, comprovada pela perpetuação dos piores indicadores de desenvolvimento humano e econômico. A defesa do socialismo faz parte das lutas de todos que buscam construir uma sociedade justa, igual e fraterna”, disse.
O sucesso dos partidos comunistas em diversos países no pós-guerra é notório, lembra Dantas. No Brasil, Luiz Carlos Prestes é eleito o grande político ao lado de Getúlio Vargas e nas eleições seguintes o PCB é hegemônico em várias cidades, entre elas o Rio de Janeiro então capital federal e com grande repercussão nacional.
“Essa afronta aos EUA fez com que os partidos comunistas fossem cassados no Brasil, Argentina e Chile ainda em 1947 e a proposição de cassar todos esses partidos da América é levada para a reunião da OEA de abril de 1948 em Bogotá. Durante o encontro é assassinado o maior líder colombiano, Jorge Gaitán, que se reuniria com o jovem Fidel Castro, dando origem ao Bogotazo e ao período de violência que ainda não cedeu naquele país. Essa violência se repetiu contra Salvador Allende, Hugo Chávez, entre outros”, analisa.
Segundo o presidente da Associação, a chegada ao poder dos jovens do Movimento 26 de julho e sua luta para a construção do socialismo na ilha de Cuba influencia toda a América e coincide com o período analisado pela historiadora Anita Leocádia Prestes em seu último livro “Luiz Carlos Prestes - O combate por um partido revolucionário (1958-1990)”.
Participações
A Convenção contará com as presenças de Anita Prestes; do jornalista da TeleSur Beto Almeida e do representante do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos (Icap) Fabio Simeon na Convenção Mineira de Solidariedade a Cuba, entre outros.
As inscrições para as salas de trabalho para a solidariedade, no dia 8 de julho, às 8h30, no teatro da CUT-MG podem ser feitas pelo telefone (31) 9464-7026 ou e-mail: acjmmg@gmail.com.
A Convenção conta com o apoio da CTB Minas, Cebrapaz, Projeto Nossa América, CUT, Sindicato dos Advogados, Sinpro, Sintappi, Sindecon, Inverta, Granma, Expressão Popular, PCB e PCdoB, entre outras entidades.
Confira a programação:
Dia: 7 de junho - sexta-feira.
Horário: 19h às 22h.
Local: Teatro da Cidade (Rua da Bahia, 1.341, Centro).
Mesas de debates:
- Avanços na América Latina - Cuba não é uma ilha. Palestrante: Beto Almeida.
- Avanços socialistas - desafios de Cuba. Palestrantes: representantes do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap) e do Consulado Cubano.
- Avanços no Brasil - o resgate de Prestes: Palestrante: Anita Leocádia Prestes.
- Lançamento do Livro “Luiz Carlos Prestes, o combate por um partido revolucionário”.
- Confraternização

Dia: 8 de junho - sábado.
Horário: 9h às 13h.
Local: CUT-MG (Rua Curitiba, 786, 2º andar).
Mesas de debates:
- Histórico das convenções nacionais de solidariedade a Cuba. Palestrante: Maria José Silva - Projeto Nossa América.
- Os 5 heróis cubanos e os desafios de Cuba. Palestrantes: Fábio Simeoni -  Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap) e Nelson Dantas – presidente da ACJM-MG.
- A Alba e o novo mapa político da América Latina. Palestrante: Beto Almeida - coordenador da Telesur no Brasil e Julia Mariano Pereira - Granma edição brasileira.
Mais informações: (31) 9464-7026.

Fonte: Associação Cultural José Martí em Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário