31 de mar. de 2014

Contagem sediará Conferência Microrregional de Saúde do Trabalhador

Os municípios de Contagem, Ibirité e Sarzedo fazem parte da mesma microrregião


Nos próximos dias 4 e 5 de abril acontecerá, na sede da Funec Inconfidentes, a I Conferência Microrregional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora das cidades de Contagem, Ibirité e Sarzedo. Os três municípios fazem parte da III Microrregião do Estado.

Voltada para os gestores e trabalhadores (trabalhadores formais ou informais, sindicalizados ou não), o evento contará com a presença de 352 delegados, que foram eleitos pela seguinte distribuição: 128 delegados representando os usuários do SUS, 64 representando os gestores do SUS e mais 64 do segmento dos trabalhadores do SUS. Além dos conselheiros municipais de saúde, eleitos na 7ª Conferência Municipal de Saúde.

Da Conferência Microrregional sairão os delegados eleitos para a Conferência Macrorregional Centro, que ocorrerá em Belo Horizonte.

A Política Nacional de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, entrou em vigor em 2004. Em sua formulação, foi fixada a articulação de trabalhos entre os ministérios do Trabalho, Previdência Social e da Saúde. O objetivo é desenvolver políticas públicas que garantam que o trabalho, base da organização social e direito humano fundamental, seja realizado em condições que contribuam para a melhoria da qualidade de vida, realização pessoal e social dos trabalhadores e sem prejuízo para sua saúde, integridade física e mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário