18 de dez. de 2014

Nasce a FESAAEMG


Auxiliares de Administração Escolar aprovam a criação da Federação Sindical dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais

 

Em votação, trabalhadores aprovaram a criação da FESAAEMG


Em assembleia realizada sábado (13/12), no auditório do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (SAAEMG), em Belo Horizonte, os Auxiliares de Administração Escolar aprovaram a criação da Federação Sindical dos Auxiliares de Administração Escolar de Minas Gerais (FESAAEMG).
Durante o encontro, também foi eleita a diretoria da entidade e aprovado o seu estatuto. O diretor do SAAEMG, João Batista da Silveira, será o presidente da federação pelos próximos quatros anos.  O dirigente, no seu primeiro discurso, afirmou que a fundação sempre esteve nos planos dos trabalhadores da educação.
 “Este é um momento muito importante para a categoria e uma realização de um objetivo que esteve presente no imaginário das lideranças dos Auxiliares de Administração Escolar no Estado de Minas Gerais desde a fundação do SAAEMG no final do ano de 1977”, disse ele ao lembrar que, com a criação dos Sindicatos regionais originados após o desmembramento do SAAEMG, as condições objetivas para a criação da federação foram cumpridas.
Além do SAAEMG, a entidade reúne os cinco Sindicatos do interior: (Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Nordeste Mineiro (SAAENE), Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar da Região Sul de Minas Gerais (SAAESUL),  Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Norte de Minas Gerais (SAAENORTE), Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Sudeste de Minas Gerais (SAAESEMG) e Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (SAAETM-AT).
O presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Norte de Minas (SAAE NORTE), Hugo Dias, explicou que, a partir de agora, os trabalhadores da educação ganham maior representatividade . 
“A partir de agora, temos uma federação exclusiva. Isso é inovador e, a partir de agora, vamos trabalhar a nível nacional com demandas unificadas como, por exemplo, as campanhas salariais. Outro ponto que merece destaque é que, com a federação, os sindicados regionais serão mais qualificados com o suporte necessário para as suas atividades cotidianas”, disse ele.
O presidente do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar da Região Sul do Estado de Minas Gerais (SAAESUL), Leandro Carneiro, também acredita que esse é um marco histórico para os Auxiliares de Administração Escolar. “É um feito importante que coloca os Auxiliares de Administração Escolar como protagonistas na luta por melhores condições de trabalho. Ganhamos em força e representatividade”.
Para o diretor da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB-MG), Gelson Alves da Silva, que também esteve presente durante a criação da FESAAEMG, a criação da nova entidade “é um avanço na luta sindical”.
FESAAEMG já nasce grande.
A FESAAEMG e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (FETAEMG) são as duas maiores entidades estaduais filiadas à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-MG). Provisoriamente, a entidade funcionará nas instalações do SAAEMG, em Belo Horizonte.

João Batista da Silveira (esquerda), presidente da FESAAEMG,
 Hugo Dias (secretário) e Gelson Alves da Silva (CTB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário