6 de out. de 2015

CTB-MG participa da Conferência Estadual de Juventude




               A CTB Seção - MG através da Secretaria Estadual de Juventude  participou da 4ª Conferência Estadual de Juventude que aconteceu nos dias 02 a 04 de outubro de 2015 no Hotel Tauá, em Caeté MG com o Tema: “Construindo a Minas das Juventude Gerais”. Entre as etapas preparatória a secretária de juventude da CTB  e também diretora do Polo Regional da Fetaemg, Juliana de Souza Matias, com a parceria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) realizou conferências regionais,  via sociedade civil, com participação de mais de 600 jovens dos mais de 30 municípios participantes da região do Rio Doce. 

Nesses encontros foram discutidos os 11 eixos temáticos do estatuto da Juventude , sendo :I. Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil;II. Direito à Educação;III. Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda;IV. Direito à Diversidade e à Igualdade;V. Direito à Saúde;VI. Direito à Cultura;VII. Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão;VIII. Direito ao Desporto e ao Lazer;IX. Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente X. Direito ao Território e à Mobilidade; XI. Direito à Segurança Pública e ao Acesso à Justiça.” 

A Conferência de Juventude é o espaço de dialogo das juventudes em torno das políticas publicas já conquistadas. O maior desafio desafio  encontrado é a dificuldade de acesso a essas políticas publicas principalmente  quando se trada dos comunidades carentes  e do meio rural”, afirma Juliana de Souza Matias. As propostas, bem como nomes dos delegados (as) eleitos durante a etapa estadual, serão encaminhados a 3ª Conferencia Nacional de Juventude que acontecera em dezembro, em Brasília (DF). A luta por políticas públicas votadas para a juventude é uma luta constante da Secretária Estadual de Juventude da CTB- Sessão MG  , pois  “Juventude que ousa LUTAR constrói poder popular”.

Conferência Regional de Juventude em Galileia –MG dia 19 de Setembro de 2015




Nenhum comentário:

Postar um comentário