13 de nov. de 2017

Centrais Sindicais realizam o Dia Nacional de Mobilização e Luta em Belo Horizonte


Mesmo debaixo de chuva, a população mineira aderiu a convocação das Centrais Sindicais e participou do ato.




A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Minas, participou junto as Centrais Sindicais do Dia Nacional de Mobilização e Luta, na manhã desta sexta-feira (10/11), na Praça 7, em Belo Horizonte. O ato foi convocado por todas as Centrais e teve o pedido atendido por Entidades Sindicais e a população de Belo Horizonte. Na pauta do protesto estavam a nova lei trabalhista que passa a vigorar a partir de sábado (11/11), a votação da Reforma Previdenciária e as alterações na portaria que combate o Trabalho Escravo.





A concentração teve início por volta das 10h. Entretanto, cada Entidade Sindical se alocou em pontos já tradicionais como Praça da Estação e Praça Afonso Arinos. Conforme combinado durante as reuniões das Centrais Sindicais, às 11h, todas as Entidades Sindicais e movimentos sociais se reuniram na Praça 7.






Um grande ato foi realizado na praça que é situada no coração da capital mineira, todas as Centrais Sindicais tiveram momentos de fala e em seguida deliberaram por seguir em passeata até a portaria do prédio do Ministério do Trabalho, em Belo Horizonte.





Ainda na Praça 7, a presidenta da CTB Minas, Valéria Morato, agradeceu a adesão da população e das Entidades Sindicais presentes. “Esse é um momento de unidade, resistência e luta. Precisamos de pessoas nas ruas para se juntarem ao nosso grito e evitar que seja feito um desmonte nos nossos direitos que foram duramente conquistados. Não podemos aceitar que esse governo ilegítimo continue cometendo tantos retrocessos”, disse.







PASSEATA





O ato teve fim na portaria do prédio do Ministério do Trabalho, em Belo Horizonte. Entretanto, as lideranças sindicais aproveitaram o momento para falar sobre as consequências das reformas propostas pelo governo federal.





Veja no vídeo abaixo a fala da presidenta da CTB Minas, Valéria Morato.











ATOS SIMULTÂNEOS

Com uma manifestação na BR 381, na rodovia Fernão Dias, que liga Minas Gerais a São Paulo, desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (10/11), lideranças sindicais dos metalúrgicos de Betim e BH/Contagem, organizados pela CTB/FITMETAL e FEM/CUT abriram o "Dia Nacional de Luta Em Defesa de Nossos Direitos". Os protestos ocorrem simultaneamente em todo o país contra a implementação da reforma trabalhista, que entra em vigor já a partir deste sábado, dia 11 de novembro.

As manifestações começaram às 5 da manhã com uma passeata na BR 381, no sentido São Paulo. Em seguida, os trabalhadores continuaram com os protestos no sentido contrário da rodovia, em direção à capital mineira. Posteriormente, as lideranças fizeram um ato em frente à portaria da SAE Towers e, mais tarde, seguiram para as manifestações na praça Sete, em Belo Horizonte.

"Todos os direitos trabalhistas e previdenciários, que foram conquistados com muita luta, suor e sangue dos trabalhadores há décadas, estão sendo, pouco a pouco, eliminados. Isso, sem dúvida alguma, representa um retrocesso sem igual na luta dos trabalhadores. Por isso, a realização destes protestos", diz o diretor de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim, Antônio Marcondes. 

"Esse governo golpista reza na cartilha dos empresários, dos banqueiros e da defesa dos interesses de políticos corruptos. Para isso, impõe enormes sacrifícios à classe trabalhadora, na tentativa de liquidar nossos direitos e, por extensão, atacar as organizações dos trabalhadores, ou seja, os sindicatos, para asfixiá-los pela via financeira. Nesse sentido, devemos continuar unidos e reforçar nossa resistência, porque este é um momento em que os trabalhadores mais precisam dos sindicatos", afirma o Alex Custódio, membro da direção Executiva da Fitmetal e secretário-geral do Sindicato.


*Com informações do FitMetal.


Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Assessoria de Comunicação (31) 3271-6673
E-mail: imprensactbminas@gmail.com
Curta a fan page facebook.com/ctb.minas



Nenhum comentário:

Postar um comentário