9 de nov. de 2017

Fórum de Mulheres das Centrais Sindicais define agenda e ações propositivas

O momento serviu para a afirmação da agenda do grupo, da qual constam ações positivas. 





Lideranças femininas participaram de reunião, realizada dia 7 de novembro, na sede da Força Minas, no Centro da Capital mineira, no primeiro encontro após o lançamento oficial do Fórum Estadual das Mulheres Trabalhadoras das Centrais Sindicais, promovido no dia 27 de outubro, na sede da Central de Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB).

O momento serviu para a afirmação da agenda do grupo, da qual constam ações como a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde a primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. 

A preocupação com a preparação do 8 de Março – Dia Internacional da Mulher –, com a devida antecedência, fez parte da pauta do encontro, assim como a presença no ato do dia 10 de novembro, que será um dia de protestos em conjunto com o movimento social, contra a reforma trabalhista, que entra em vigor no dia 11/11.

A manifestação será um grito de resistência em defesa da aposentadoria e pela revogação da Portaria 1.129, editada pelo Ministério do Trabalho, que alterou o conceito de trabalho escravo, mas foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A manifestação ocorrerá, a partir das 10h, na Praça Sete de Setembro, no Centro da Capital de Belo Horizonte.

PROTAGONISMO FEMININO

Terezinha Lúcia de Avelar, da CTB Minas, acusou as reformas de provocarem um retrocesso na vida das mulheres, que são a maioria da população e a parcela que mais sofre com as desigualdades.

Elisabeth Soares de Melo, da Força Sindical acredita que é preciso fortalecer a identidade e a autonomia da mulher enquanto trabalhadora, já que o ambiente em que atuam as mulheres é predominantemente masculino. Para ela, o Fórum contribuirá para que aconteça a unidade de ações e forças, que permitam focalizar demandas próprias e formas de enfrentamento das desigualdades, que são vivenciadas no cotidiano, inclusive no movimento sindical.

Participaram da reunião do Fórum Estadual Terezinha Avelar, da CTB Minas; Silvia dos Reis Barbosa, da Nova Central; Maria das Graças Antonio, da CSB; Keli Sabina de Abreu, da Força Sindical; Maria Aparecida Guimarães, do Sindicato dos Servidores do Serviço Público Federal de Minas Gerais (Sindsep/MG); Joelísia Moreira, da CESP; e Vera Lucia Gomes Alves, do Sindicato dos Vigilantes de Minas Gerais.

O Fórum visa criar um espaço para o diálogo sobre temas importantes ligados à questão de gênero e quanto à invisibilidade da mulher em todas as áreas, especialmente no trabalho e na política. A iniciativa conta com a participação e o apoio das centrais e quer inserir a mulher na luta por igualdade e respeito no mundo do trabalho e na sociedade como um todo. 

Fonte: Força Sindical


Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Assessoria de Comunicação (31) 3271-6673
E-mail: imprensactbminas@gmail.com
Curta a fan page facebook.com/ctb.minas



Nenhum comentário:

Postar um comentário