25 de set. de 2018

13º Consinpro debate rumos da educação no Brasil

Professores de escolas particulares de todo o estado participaram, sexta (21) e sábado (22), do 13º Congresso do Sindicato dos Professores de Minas Gerais  - Sinpro Minas (Consinpro), cujo tema foi “Educação para a soberania: desafios e perspectivas”. Realizado em Lagoa Santa, na região metropolitana de Belo Horizonte, o congresso reuniu pesquisadores e especialistas para discutir assuntos relativos ao cotidiano da carreira docente, como a educação a distância, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a educação inclusiva e as recentes alterações no mundo do trabalho, decorrentes da reforma trabalhista e da terceirização.

Na palestra de abertura, o sociólogo Emir Sader abordou os desafios para a construção de uma educação que seja transformadora e promova o pensamento crítico e a diminuição das desigualdades sociais. Ele destacou que o país vive um momento decisivo, de escolha entre dois projetos opostos de nação: um que busca a inclusão, a distribuição das riquezas e a preservação de direitos sociais, e outro que privilegia a elite econômica e marginaliza diversos setores da sociedade.

Tais projetos, avalia Emir Sader, trarão impactos distintos para a educação e as condições de trabalho e vida dos professores. “A educação boa é aquela que gera consciência, que combate a alienação, que possibilita a emancipação. Acho que esse é o papel da educação. Gerar soberania é gerar pessoas capazes de serem soberanas. Este congresso tem um papel importante por tematizar isso em um momento decisivo para o Brasil. Estamos às vésperas de uma decisão importante que vai decidir também o futuro da educação do nosso país”, ressaltou o sociólogo.
Neste sábado (29/9), o programa de TV do Sinpro Minas, o Extra-Classe, vai exibir a cobertura dos principais debates que foram feitos no 13º Consinpro. Não perca! Devido ao horário eleitoral, o programa está sendo exibido em novo horário: aos sábados, às 19 horas, com reprise na quarta-feira, às 5 horas.
Imprensa Sindicato



Nenhum comentário:

Postar um comentário