Fonte: Agência Estado/ Portal Uai 10/03/2010
Ministério Público Federal (MPF) em Governador Valadares (MG) expediu cinco recomendações à Fundação Nacional de Saúde (Funasa), à Fundação Nacional do Índio (Funai) e às polícias Militar e Civil de Minas Gerais cobrando solução imediata dos problemas graves enfrentados pelos índios maxacalis, informou nesta quarta-feira a Procuradoria da República no Estado.
"A expectativa é de que alguns problemas mais urgentes que afligem as comunidades sejam resolvidos de forma efetiva. Não podemos permitir que os maxacalis continuem expostos a essa situação de invisibilidade social. A omissão dos órgãos governamentais pode vir a configurar, inclusive, crime de genocídio, que consiste em submeter um grupo a condições de existência capazes de ocasionar sua destruição física total ou parcial. E isso é o que, lamentavelmente, vem acontecendo", disse o procurador Edilson Vitorelli.
Recentemente, o MPF realizou inspeção em aldeias maxacalis no Vale do Mucuri e constatou uma situação de abandono e miséria nas comunidades indígenas localizadas nos municípios de Bertópolis, Santa Helena de Minas, Pavão e Machacalis, que concentram cerca de 1,5 mil pessoas. Um relatório apontou que os maxacalis convivem com o alcoolismo e péssimas condições de saneamento. A visita foi feita após a morte de quatro crianças da etnia durante um surto de diarreia aguda.
De acordo com o MPF, as recomendações têm "o condão de cientificar as autoridades da situação exposta, e, desse modo, torna-as passíveis de responsabilização por quaisquer futuros eventos imputáveis à sua omissão".
Fotos: http://www.donaperfeitinha.com/2009/08/uma-experiencia-ao-lado-dos-maxacali.html
Vale a pena conferir o depoimento de Ana Paula Castro, sobre sua experiência com os machacalis, no ano de 2009. É só acessar o link acima, de onde foram retiradas as fotos que ilustram essa postagem.
ENQUANTO ESTIVER ELEITORES OTARIOS ,É O QUE VEREMOS MESTE PAÍS,CORRUPÇÃO E DESCASO!!!
ResponderExcluir