26 de mar. de 2010

A TV e os caminhos da comunicação sindical

Os debates do 2º Encontro Nacional de Comunicação mostram que uma grande preocupação dos CTBistas é descobrir como unificar a ação da classe trabalhadora.

Muitos sindicalistas presentes no seminário, realizado em São Paulo, demonstraram a preocupação por ultrapassar as barreiras corporativistas, realizando uma intervenção comunicativa que dialogue com toda a sociedade.


Uma experiência de sucesso, apresentada no encontro, é o programa "Agêncida de Cidadania", apresentado diariamente em uma rede de televisão aberta no estado da Bahia. (Veja no site do sindicato)

O programa é realizado pelo Sindicato dos Bancários daquele estado. A veiculação acontece às 12h30, no intervalo de um telejornal popular, veiculado localmente.

Segundo o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade, o programa existe há 9 anos, com uma média diária de 30 mil espectadores. A entidade mantém ainda um jornal impresso diário, há 20 anos.


O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias de Sul (RS) também apresentou trabalho com proposta semelhante, o "Minuto Metalúrgico", mantido há 9 anos. (Veja no site do sindicato)

Os dois casos apontam para as tendências de comunicação sindical do futuro: ousada,  direta e proativa. Como a grande mídia costuma censurar as pautas sindicais, a tendência é que as próprias entidades gerem conteúdo, com espaço, infelizmente, comprado. 

São as contradições da mídia comercial: colocam consumo  e cidadania no mesmo patamar.

Redação: Verônica Pimenta/Jornalista CTB Minas
Fotos: Márcio Rodrigo C. dos Santos/ Jornalista do Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís (MA)

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