Os servidores públicos municipais de Unaí, no noroeste mineiro, estão em greve desde o dia 8 de outubro. De acordo com o Sindicato da categoria, é reivindicado o reajsute de 5,22%. Os trabalhadores também querem a aplicação da progressão salarial, conforme determinado pela Lei Municipal 2.080, de 2003, também chamada de Estatuto do Servidor. A lei garante o reajuste anual, mediante avaliação de produtividade e disponibilidade financeira.
De acordo com José Maria Alves da Silva, vice-presidente Sindicato dos Servidores Municipais de Unaí, é a primeira greve realizada pela entidade, legalizada há 4 anos. Uma associação de servidores funciona desde 1.987. Em reunião com os representantes da categoria, um representante da prefeitura teria condicionado os reajustes ao aumento de arrecadação.
Segundo o representante da prefeitura, os investimentos em pagamentos já estariam próximos de 54% , estabelecidos pelo inciso III, artigo 20 da Lei de Responsabilidade Fiscal. De acordo com o sindicato, Unaí tem cerca de 1.800 servidores efetivos, além dos 2.400 terceirizados.Os trabalhadores exigem uma reunião diretamente com o prefeito Antério Mânica (PSDB). Não há previsão para a assembleia.
Leia mais:
Antério Mânica é flagrado fazendo campanha para José Serra em carro oficial.
Leia mais:
Antério Mânica é flagrado fazendo campanha para José Serra em carro oficial.
Grevistas fazem passeta em Unaí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário