A Diretoria Plena da CTB Minas realizou nesta sexta-feira, 25/02, a primeira reunião de trabalho de 2011. A reunião contou com a presença de 80 lideranças sindicais de todo o estado, a Secretária Nacional de Formação e Cultura da CTB, Celina Arêas, os deputados estaduais Celinho do Sinttrocel e Carlin Moura (PCdoB), além da supervisora técnica do Dieese-MG, Maria de Fátima Lage Guerra, e do Secretário Geral da Fundação Maurício Grabois em Minas, Sérgio Danilo Rocha.
Após discutirem os temas formação, conjuntura internacional e nacional, os diretores debateram e deliberaram a mobilização pelo salário mínimo estadual. O presidente da CTB Minas, Gilson Reis, informou que as Centrais Sindicais mineiras preparam um seminário sobre o tema, no dia 16/03. Gilson conclamou os sindicatos e dirigentes a se engajarem na coleta metade de 10 mil assinaturas a favor de um Projeto de Lei de iniciativa popular. “Queremos contar com a nossa base para recolher essas assinaturas e fortalecer o nosso projeto”, explica.
Maria de Fátima Lage Guerra acredita que o momento é bastante propício ao debate. O Brasil “está no melhor cenário econômico para uma iniciativa como esta”, avalia. Maria de Fátima explica que as políticas de valorização do trabalhado ajudam a distribuir a renda. Os municípios de baixo índice de desenvolvimento seriam os mais beneficiados pela valorização do salário mínimo, que implica no crescimento do emprego formal e do Produto Interno Bruto (PIB).
A Diretoria Estadual Colegiada ainda deliberou as agendas para os Dias Internacional da Mulher e Internacional do Trabalhador, além de seminários de formação e ciclos de debates. O balanço organizacional da CTB aponta 64 entidades filiadas no estado.
E qual a agenda para o Dia Internacional da Mulher?
ResponderExcluirCláudia Pessoa
Bom dia, Cláudia Pessoa.
ResponderExcluirEstá delibarado que a Secretaria da Mulher Trabalhadora da CTB Minas vai organizar debates sobre o tema, além de estruturar o Coletivo Estadual de Mulheres, em Belo Horizonte e no interior.
Em Belo Horizonte, será realizado um seminário sobre a mulher no mundo do trabalho, no dia 29/03. Assim que conseguirmos fechar o local do encontro, publicaremos a programação em mais detalhes no Blog da CTB Minas.
O Dia Internacional da Mulher coincidirá com o carnaval. Por isso, a CTB Minas fará uma agenda sobre a temática da mulher no mundo do trabalho ao longo do mês.
Caso tenha interesse, o material político sobre o Dia Internacional da Mulher está postado neste sábado, 26/02, no Blog da CTB Minas.
Atenciosamente;
Comunicação CTB Minas.
como ficaria os acordos salariais dos funcionários de empresas do governo Federal, que têm campanha salarial nacional?
ResponderExcluir