12 de mar. de 2020

Leia abaixo a nota da União de Negros e Negras Pela Igualdade (UNEGRO) em apoio à greve dos professores. Juntos, somos mais fortes!


Viemos através desta nota manifestar publicamente com empatia e respeito, o apoio de nosso coletivo à greve de Professores do Estado de Minas Gerais.

Nosso principal objetivo é cobrar dignidade para quem educa!

Reafirmamos, pois, a necessidade de valorização da Educação Básica e Universitária, portanto, a atual greve em 2020 é legítima, na medida em que pretende melhorar o ensino através de condições de vida, assegurando o investimento na Educação como fator de desenvolvimento e não de gasto como vemos nos discursos do atual governo. Contrariamente, o governador Zema é exterminador da educação mineira e precisa ser cancelado!

Isto porque além de deixar a maioria da categoria educacional sem  mínima infraestrutura,  laboratórios inadequados, invisibilidade do ensino dos conteúdos da lei 10.639/2003, filas imensas para cadastrar alunos, turmas e salas de aulas superlotadas -, é caloteiro, pois deve o 13º, eliminou diversos empregos da “Educação em Tempo Integral”, cujo conjunto da obra afetou milhares de famílias negras e pobres, favorecendo também  o aumento de ataques humilhantes que sofrem nossas cantineiras e nossos porteiros (Auxiliares de Serviços da Educação Básica), muitos já com longos anos dedicados ao saber e que merecem todo nosso respeito, e gratidão.

Além do que Zema executa um claro projeto de desmonte da educação pública e gratuita em MG.

Então, nesta nota a Unegro se coloca ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras em educação para cobrar o pagamento do Piso Nacional da Nacional da Educação (que é um direito garantido na Constituicao )já que nenhum trabalhador pode ganhar menos que um teto nacional), pelo seu caráter público e gratuito e contra a qualquer tentativa da privatização do ensino público mineiro.

Pegou a visão? Fora Zema!

Unegro (União de Negras e Negros Pela Igualdade) – Minas Gerais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário